sábado, 7 de maio de 2011

Legado da Filosofia grega e alguns de seus reflexos no Ocidente

Vivemos num universo em constantes metamorfoses, por conseguinte, é lícito dizer que o(s) tipo(s) permanece(m) o mesmo.

Homens e animais.

Entretanto, só o homem, porém, consegue conservar e propagar a sua forma de existência por meio da vontade consciente e da razão.

A esta progressão atribuímos em grande parte a mudança do mito ao logos cuja mola propulsora está na revolução dos pensadores gregos com suas formas racionais de interpretar as coisas.
Hodiernamente, o pensamento racional carrega a herança do logos em sua maneira de ser e de interpretar o mundo.

Vejamos algumas implicações.


Racionalidade. Define o ser humano como animal racional, considerando que o pensamento e a linguagem definem a razão, ainda que a razão humana não possa conhecer tudo. Racionalidade significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro e por isso mesmo a própria razão.
De conseguinte a rejeição de explicações preestabelecidas. Adotando-se a exigência de que para cada fenômeno seja encontrada uma explicação racional e para cada problema ou dificuldade sejam investigadas e encontradas as soluções próprias exigidas por eles.

Argumentação. Consiste na busca de respostas conclusivas para questões, dificuldades e problemas de modo que nenhuma solução seja aceita se não houver sido demonstrada, ou seja, provada racionalmente.

Síntese do pensamento. Nesse sentido, é a capacidade de comparar as qualidades comuns a uma classe de indivíduos, desprezando as suas diferenças e reunindo essas qualidades comuns numa só idéia, que as fixa e define. Síntese é palavra grega que significa “reunião ou fusão de várias coisas numa união íntima para formar um todo”, é a capacidade de generalização.

Análise. No grego significa “ação de desligar e separar, resolução de um todo em suas partes”, é a capacidade racional para compreender diferenças onde parece haver identidade ou semelhança, isto é, mostrar que fatos ou coisas que aparecem como iguais ou semelhantes são, na verdade diferentes quando examinados pelo pensamento ou pela razão.
Com a filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente as bases e os princípios fundamentais do que chamamos de razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte entre outras.

Um comentário:

  1. Oba, bem vindo ao nosso blog.

    Será uma honra ler seus textos por aqui.

    Abs,

    Natachy

    ResponderExcluir